sábado, 3 de setembro de 2011

Documentos sobre Capoeira - (II)

No início do século XX (1906) a Revista Artística, Cientifica e Literária (Kosmos do Rio de Janeiro) publicou um artigo sobre a Capoeira Carioca. As ilustrações de situações de luta foram feitas por Kalixto. Neste rico material do início do século lança mão de uma história da copeira que se caracterizaria por ser uma luta como defensiva e de esquiva. O autor Lima Campos, também afirma que a legitima capoeira seria carioca. Afirmação um pouco forte para os dias de hoje, principalmente se considerarmos as imensas contribuições da capoeira baiana de Pastinha e Bimba. Vale lembrar que a Revista era carioca e abordava temas referentes a sua cidade.


Para se aprofundar no tema sugiro a leitura de um pequeno texto publicado na Revista de História.com.br. A autoria é de Giovanna Dealtry (professora da PUC-Rio e autora de “No Fio da Navalha – malandragem na literatura e no samba”, Casa da Palavra, 2009)


Esse tipo de documentação me leva à  curiosidade: Existeriam representações sobre a capoeira do Recôncavo baiano no mesmo período? a capoeira seria vista pela sociedade de forma semelhante? (...) 
Fica aqui a necessidade de buscar respostas.  


O texto está em grafia da época, mas não é difícil de se ler. Clique nas imagens para amplia-la e desvende esse documento:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...