domingo, 5 de agosto de 2012

Histórias da Bahia: 1. Capitulo

Os  videos que estamos exibindo nesta postagem fazem parte do projeto: Histórias da Bahia. Uma busca pelo registro de aspectos da alma da Capoeira Angola diretamente das suas mais nobres fontes, os legítimos Mestres de Capoeira Angola, aqueles que se preocupam em resguardar o que aprenderam com seus Mestres de Mestres mais antigos. 


Esses documentários se preocupam em não deixar que palavras usualmente do vocabulário de capoeiristas sejam ditas no vazio, se preocupa em não deixar que aspectos em que a cultura da capoeira está imersa sejam banalizados, se preocupa em esclarecer elementos pouco abordados e compreendidos pelos seus praticantes. 


Muitos vezes capoeiristas cantam e falam sobre Axé, sobre Dendê, mas sera que sabem realmente o significado histórico, cultural e ou espiritual desses termos? Todos conhecem um berimbau, mas será que já viram uma biriba na mata, ou sabem como fazer um berimbau ou mesmo, o porque que o berimbau começou a ser usado? Todos cantam, mas será que sabem o porque de cada canto? E assim vai, são inúmeros aspetos que merecem o estudo e a atenção de todos

Assista aos trechos do 1o Capitulo Tem Dendê 17mnts. e A Ladainha 31mnts. (Filmado em Salvador, Bahia e Bogotá, Colômbia.) e busque adquirir os materiais.





Participantes:
Mestre Cobra Mansa (FICA), Mestre Jogo de Dentro (Semente), Mestre Valmir Damasceno (FICA), Mestra Janja (Nzinga), Mestre Poloca (Nzinga), Cineasta Lazaro Faria (Casa do Cinema), Artista plástico Luide Araujo (Candeal, Salvador), Cira do Acarajé (R.V., Salvador).

Produção: Elias “Siri”, Cristina Castaño, Produtor Executivo – F. Apolo

Fotografia: F.Apolo, Lazaro Faria

Som: Cristina Castaño

Edição e Montagem: Luis Miguel Henao 


Vale lembrar a todos apreciadores dos livros/CD´s/DVD´s dos Mestres o dever de adquiri-los diretamente com os Mestres, como forma de respeito pelo seu trabalho e como contribuição direta com aquele que possuí um conhecimento impagável.

DESAPROVAMOS A PRÁTICA DE CÓPIAS 
COMPRE ORIGINAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...