domingo, 23 de setembro de 2012

Cidades: PIRACICABA tem Capoeira Angola!

Iniciamos uma série de postagens que divulgarão cidades no Brasil e do Mundo onde se prática a Capoeira Angola.

Tem Capoeira Angola de qualidade na cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo, Brasil. Lugar onde se estabeleceu a sede da Escola de Capoeira Angola Raiz de Angola, de Mestre Zequinha.

L

Piracicaba foi fundada em 1767 às margens do Rio Piracicaba, mas somente no século XIX que o município começou a se destacar com cultivo da cana-de-açúcar e do café. Essa produção agrícola, contudo, ainda no início do  século XX entrou em decadência. Como saída a cidade se voltou para a industrialização, muito ligada ao agronegócio, ao setor metal-mecânico e de equipamentos destinados à produção de açúcar. Isso a coloca hoje entre as cidades mais importantes economicamente no país.

Além da importância econômica, a cidade de Piracicaba é também um importante centro cultural de sua região. Muitos de seus bairros (Santa Olímpia e Santana, o Horto Florestal de Tupi e o Balneário de Ártemis) são áreas de preservação ambiental, outros localizados na região central às margens do rio Piracicaba são parques de visitação turistica. Tradicionalmente a história da cidade é contada pela vinda de bandeirantes no século XVIII, pelos grandes empreendimentos agrícolas do século XIX e pelo seu pioneirismo da industrialização no século XX. No entanto, ela reserva outras inúmeras facetas. 
Parque do Mirante.
Rua do Porto.
Vista do Engenho Central e Saldo
ESALQ - Escola de Agronomia Luiz de Queiroz
Relevante a Capoeira, lembremos da Sociedade Treze de Maio (fundada em 1901 com o nome de Sociedade Beneficente Antonio Bento e que trocou de nome em 1908) fundada por negros que pretendiam comemorar a libertação dos escravos. Hoje é um importante espaço de reverencia as tradições afro-descendentes. Esse espaço é muito conhecido por Mestre Zequinha, homem de grande envolvimento com ações pela liberdade e pelo cultivo das tradições afro-descentes.

Visite a cidade, e lembre-se de conhecer a roda de Mestre Zequinha sempre às sextas-feiras (19:00 hs).







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...