sábado, 6 de outubro de 2012

Revista Realidade (1967) "É luta, é dança, é Capoeira"

Em 1967 a Revista Realidade (Ano I, número 11, Fevereiro de 1967) explorou a temática da Capoeira para seus leitores, uma linda reportagem escrita por Roberto Freire e fotos de Davi Drew Zingg. Esse conteúdo já foi explorado por nosso blog na postagem: Vicente Joaquim Ferreira Pastinha - Mestre Pastinha. (I). Agora disponibilizamos o conteúdo na integra, pois o consideramos um importante documento sobre a capoeira. 

Vale a pena ler e reler.









Um comentário:

  1. Caríssimo Jogo de Dentro
    Saúde, paz e Luz
    A Capoeira está sendo vencida, é pelo linguajar de muitos capoeiristas. A maioria dos capoeiristas, jacta-se de fazer uso desmedido de suas palavras, em nome do direito.
    Grandes máximas sapienciais, como a humildade, a prudência, o perdão, a caridade,o afastar do mal, são simplesmente desconsiderada dentro da maioria dos ambientes de capoeira. Grandes nomes, fazem vista grossa para relatividade da ética. Como se a roda fosse um campo sem lei. Como se a ética que conduz a alegria e a felicidade de todos os homens, não tivesse vez no ambiente da capoeira, ou não atendesse plenamente. Queremos o direito de nos descontrolar, de cometer nossos excessos, caso a inspiração assim o sugerir. João Pequeno afirmou em claro e bom tom, não é preciso perder a ética no jogo de capoeira. Todos o elogiam , mas ninguém o segue. A roda, continua sendo o que a roda inspirar, quase sempre sem encontrar quem saiba e goste de manejar o leme da língua, conforme nos ensina a Carta de São Tiago.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...