sexta-feira, 5 de abril de 2013

Dia de Festa! Vicente Ferreira Pastinha.

Hoje (05/04/2013) é um dia de festa para a Capoeira Angola.


O seu mais ilustre representante faria hoje 125 anos de vida. Trata-se de Vicente Joaquim Ferreira Pastinha (Mestre Pastinha) nascido em Salvador, em 5 de abril de 1889 — e que veio a falecer na mesma cidade, no dia 13 de novembro de 1981



Considero ainda a descrição abaixo uma das melhores que retratam esse capoeira:


" Mestre Vicente Pastinha tem mais de setenta anos. É um mulato pequeno, de assombrosa agilidade, de resistência incomum. Quando êle começa a “brincar”, a impressão dos assistentes é que aquêle pobre velho, de carapinha branca, cairá em dois minutos, derrubado pelo jovem adversário ou bem pela falta de fôlego. Mas, ah! Ledo e cego engano! nada disso se passa. Os adversários sucedem-se, um jovem, outro jovem, mais outro jovem, discípulos ou colegas de Pastinha, e êle os vence a todos e jamais se cansa, jamais perde o fôlego, nem mesmo quando dança o “samba de angola”.
A Escola de Capoeira de Angola, de Mestre Pastinha, fica na ladeira do Pelourinho, no Largo mesmo, num primeiro andar. As quintas e domingos “brinca-se” na Escola. Nas quintas, em geral, a brincadeira é mais fraca, são os alunos mais novos que se exibem. No domingo vêm os capoeiristas conhecidos e a festa começa pela tarde. Quem for à Bahia não deve perder o extraordinário espetáculo que é Mestre Pastinha no meio de seu de seu salão jogando a capoeira, ao som do berimbau. E quando êle não esta lutando, não vai descansar. Toma de um berimbau, puxa as cantigas. Para mim, Pastinha é uma das grandes figuras da vida popular da Bahia. É indispensável conhecê-lo, conversar com ele, ouvi-lo contar suas histórias, mas, sobretudo, vê-lo na “brincadeira”, atingindo adversários vigorosos e jovens, derrotando-os um a um."
                                          AMADO, Jorge. Bahia de Todos os Santos. 17° 
                                          Edição. Livraria Martins Editora, São Paulo. s/d.
                                          p.211. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...