quinta-feira, 25 de julho de 2013

Capoeira Angola na 10° Arraial Afrojulino do Jongo Dito Ribeiro.

Já faz parte do calendário da cidade de Campinas a festa Julina realizada pela Comunidade Jongo Dito Ribeiro. Nos últimos anos o grupo Semente do Jogo de Angola participa dessa grande festa popular apresentando uma Roda de Capoeira Angola. Na edição de número 10 não foi diferente.

A comunidade do Jongo é formada por  um grupo de pessoas e familiares preocupados em não deixar cair no esquecimento a manifestação do Jongo. Objetiva reescrever a história do Jongo em Campinas,  pela (re)memoração de Benedito Ribeiro de rodas com toque, canto e dança continuando a prática dessa cultura ancestral. 

Benedito Ribeiro (nascido em Caldas Novas - MG, 1905) foi festeiro de São João e devoto de Sã Benedito. Em 1932, casado com a campineira Benedita Neves Baltazar mudou-se para a cidade de Campinas/SP e realizou rodas de jongo, quando se reunia os amigos. Sua prática tornou-se conhecido na cidade de Campinas.

Participação da Capoeira Angola:

Entre as muitas apresentações realizadas no dia da festa, a Capoeira Angola ficou a cabo do Grupo Semente do Jogo de Angola. Estiveram presentes alguns alunos do grupo vindos das cidades de Campinas, São Paulo, Limeira e Ribeirão Preto.

Comandados pelos Contra Mestres Danny e Fabio (formigão) a roda teve ainda a participação de capoeiras de outros grupos de capoeira da cidade.

O mais bacana dessa apresentação foi a participação do público presente, que cantava junto com os capoeiras de plantão. Muito bonito!

Fiquem com as imagens:





 


 

 




















***


Semeando 2013-14 

Click na imagem pra obter maiores informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...