domingo, 10 de novembro de 2013

Berimbau tem fundamento (2012) - Valmir Mauricio (Contra Mestre)

Este é um Trabalho de grande fôlego, esta obra foi escrita pelo Contra Mestre Valmir Mauricio do grupo de Capoeira Angola, Semente do Jogo de Angola do Mestre Jogo de Dentro.


- * - * -


O que posso dizer sobre este livro, a não ser, que demonstra a paixão de seu escritor ao instrumento que é fundamental a qualquer roda de capoeira pelo mundo. O autor: Valmir Mauricio não é um escritor como os que o Veneno da Noite está acostumado a trazer ao publico. Ele não é um folclorista, um intelectual da dança, nem tão pouco um romancista, ou ainda um acadêmico pesquisador do universo da capoeira. Nem por isso, esse trabalho tem algo a dever, pelo contrário, tem muito para comtribuir. Sua formação é técnica voltada para ao setor industrial, talvez por isso, nesta sua primeira obra, ele tenha sido tão fiel aos objetivos anunciados na introdução.

"Resolvi então, (...) reunir o montante mais significativo dentro das obras existentes e também as buscadas por experiências orais obtidas com os Mestres, historiadores e pesquisadores referentes a todos os pontos que podiam ser falados sobre o berimbau".

Antes de tudo, Valmir é um capoeira angola que pode representar o novo, o capoeirista do século XXI. Em que, a capoeira muitas vezes não faz parte de sua profissão, mas se configura como uma grande responsabilidade na vida do capoeira. Daquele que leva a serio um compromisso, que não se limita a exercitar o corpo, mas que expande seus horizontes dentro de sua prática, pautado na sempre presente idéia: "o capoeirista tem que saber o que ele esta fazendo". E de certa forma, sendo o berimbau um importante instrumento para a prática da capoeira, Valmir procurou aprofundar e divulgar um conhecimento sobre o Berimbau.

A obra: Berimbau tem fundamento.

Esse trabalho pode ser classificado como um grande catalogo sobre o Berimbau, em que procura reunir a este verbete uma série de contribuições, tanto novas quanto as já conhecidas. E esta é a maior contribuição deste trabalho, a sistematização de conhecimentos sobre uma origem, sobre as possíveis referencias já produzidas, sobre as diversas formas que este arco musical foi construído e manuseado, sobre a sua confecção dentro da Capoeira Angola. 
Fica nitido, durante a leitura da obra, que mesmo não sendo um trabalho acadêmico, CM Valmir desprendeu grande tempo e fôlego na construção do trabalho, trazendo a tona inúmeras referencias que se encontravam espalhadas em arquivos públicos e particulares, ou ainda, dentro da cabeça de grandes Mestres e pesquisadores nem sempre acessíveis.  
Assim, a obra não esgota o assunto, pelo contrário, ela pode facilmente ser o ponto de partida para novos estudos sobre o tema.

Vale a pena a sua leitura! Procurem adquirir um exemplar.

Adquira um exemplar: Mencione que se informou com o Veneno da Noite.

LIVRO - BERIMBAU TEM FUNDAMENTO

Aos interessados em adquirir um exemplar do livro:
Banco Itaú
Agencia 2934
c/c 17291-3
Valmir Santos Maurício.
R$ 25,00 cada exemplar do livro.

Favor informar após o deposito ou transferência os dados para identificação através do email - valmir.mauricio@gmail.com

Envio via Correios acrescentar o valor de R$ 10,00 para postagem, este valor seria o envio para 01 unidade. Para mais unidades na mesma remessa favor consultar.

Um abraço
CM Valmir.
Semente do Jogo de Angola / Campinas-SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...