segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Semeando 2013-14 - II

Santo Amaro da Purificação - Semeando 2013/14


E o evento Semeando continua a toda força e novas noticias chegam agora diretamente de Santo Amaro/Bahia, região próxima a Salvador. Neste post veremos imagens de outra roda histórica (como historiador sinto-me legitimado para adjetivar de histórica essa roda). 


Mas agora, um pouco sobre Santo Amaro, que ficou conhecida também de Santo Amaro da Purificação; Pérola do Recôncavo; Maro Maro; e de Santinho. Sabemos que antes da colonização européia e da intensa chegada escravos africanos a região foi habitada por índios Tapuias, seguido dos Tupis e quando da chegada dos portugueses, a região estava sobre o controle dos Tupinambás.


No segundo quartel do século XVI a região pertencia a Fernão Rodrigues Castello Branco, que a doou para o filho de Mem de Sá (Governador Geral do Brasil), Francisco de Sá que construiu o Engenho Real de Sergipe. No século seguinte monges beneditinos construiram a Capela de Santo Amaro. Já a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação foi fundada em 1700 (Século XVIII), na mesma época que o povoado foi elevado a vila e a município em 1727.

A Roda na Praça da Purificação:

Segundo a nativa da cidade, Lais Lima (25 - estudante de cinema pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) a roda de Capoeira Angola aconteceu na praça da purificação de Santo Amaro e contava com capoeiras de diversos grupos, "foi uma roda de quase 4 horas de duração, com vários mestres dos grupos e da cidade". Com o fim da roda os participantes se dirigiram para a Casa de Samba e fizeram um samba de roda típico do Recôncavo "para animar a noite do pessoal".

As imagens abaixo foram gentilmente cedidas por Lais Lima:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...