terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Semeando 2013-14 - III

E as atividades do Semeando 2013-14 continuam. Chegou até nós informações sobre a Oficina de Atabaque Artesal, que ocorreu na Ilha de Cacha Pregos no espaço do Mestre Jogo de Dentro. Ela foi coordenada pelo Mestre Pau-Pereira, discípulos do Mestre Paulo dos Santos de Planaltina (DF). 

Em conversa virtual, Mestre Pau-Pereira narrou, de forma até poética, a  trajetória que o levou até o evento: "(…) comecei [Mestre Pau-Pereira] a capoeira em 1983 e alguns anos mais tarde me atrevi a fazer atabaques, não foi fácil, por aqui em Planaltina ou mesmo no DF, ninguém tinha noticia de quem fizesse esse instrumento, não tive se quer incentivo - 'santo de casa…'. Foram tentativas, frustrações e conquistas galgadas bem devagar no empirismo e auto-didática. Juntei na prática algumas raras informações, madeiras, ferro, couro e corda".
Com o conhecimento acumulado sobre a produção desse instrumento, o Mestre resolveu levar o que aprendeu a outras comunidades, ou como ele contou: "agora não apenas para alguns alunos do Pau-Pereira, mas abrir mesmo a 'caixa de ferramentas' as outras comunidades". Desse iniciativa se estabeleceu o contato com a turma do Semente em Brasilia (Espaço Cultural Mercado Sul) sobre a responsabilidade de Formiguinha. E este, comentou com Mestre Jogo de Dentro sobre a iniciativa, que convidou Mestre Pau-Pereira para ministrar uma aula durante o evento Semeando 2013-14.
No Semeando, os responsáveis pela oficina foram Uello, Aury, Nomade, Diogo, Mestre Pau-Pereira e o Formiguinha (Semente).


Mestre Jogo de Dentro, Filha de Mestre Bimba (Sambadeira) e Mestre Pau-Pereira
Como funcionou a oficina:

1º como foi a aula no semeando: algumas horas onde os alunos vao entender como funciona, do corte e montagem ao material utilizado (lembrando que nos fazemos um trabalho sustentavel e de recicagem. a madeira encontramos no lixo, sao pedaços de camas, de construçoes... a parte de ferro encontramos na sucata);

Como pode funcionar também a oficina:

2º como foi feito com os alunos do formiguinha, o curso dura mais ou menos 25 horas, onde cada participante, ou grupo de 3 a 4 pessoas, produzem e saem com seu atabaque pronto.

Agora fique com as imagens gentilmente cedidas pelo Mestre Pau-Pereira:


















 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...