domingo, 23 de março de 2014

Cidades: Milão tem capoeira angola.


Na cidade de Milão também capoeira angola. Uma enorme cidade com a quinta maior área da União Européia, e a segunda maior cidade, em população, da Itália. Fundada por um povo celta com o nome de Mediolano, em 222 a. C. pelos romanos. Muito mais tarde, ela foi governada por espanhóis em 1500 e austríacos em 1700. No final do século XVIII (1796) a cidade foi conquistada por Napoleão que a tornou capital do Reino da Itália. 



Desde então, a cidade só cresceu e ganhou importância. Hoje ela é conhecida mundialmente como a capital da moda e do design, influênciando o mundo do  comércio, industria, música, arte, …. Ela é uma das cidades mais importantes do mundo!

Não é de se estranhar que num lugar como este tenha capoeira angola. Afinal, como cidade internacional e cosmopolita, parte de sua população é de origem estrangeira. Alguns deles brasileiros, e entre eles alguns capoeiristas!

Grupo Semente do Jogo de Angola em Milão

O grupo de capoeira Semente do Jogo de Angola da cidade de Milão foi fundado no ano de 2006, com a chegada na Itália de Leonardo Lisboa Rossi, um calça preta do grupo responsável  por plantar mais essa semente.


O núcleo é hospedado pela Fundação Humaniter desde o início. Esse espaço oferece muitos cursos e tem por missão divulgar cultura e conhecimento, e se tornou palco de vários eventos relacionados com a capoeira e a cultura Afro-brasileira. Ela acolheu todos os eventos com Mestre Jogo de Dentro, recebeu os Mestres Cobra Mansa, Polaca e do contra mestre Mandu. Além de ter sido, por esse tempo, o lar de projeções de videos e palestras sobre capoira, aulas de dança afro, samba de roda e forró.

O núcleo do Semente do Jogo de Angola teve enfrentar ao longo dos anos a realidade da cidade de Milão, seu cosmopolitismo lhe imprime a dedicação ao trabalho, o que a torna para muitos de seus habitantes um lugar de passagem. A capoeira em Milão resiste até hoje com alunos novos e antigos e viu, desde 2006 quando do seu início, pessoas que vieram de diversos lugares e que se foram. Muitos passaram somente pela capoeira, mas ela resiste! 


  

Colhendo frutos que geram novas sementes...

Neste ano (2014), Leonardo convencido que o esporte no geral e, especificamente, a capoeira e a sua disciplina transfere valores positivos para seus praticantes. Nesse sentido, desde o ano passado em Milão, o grupo trabalha com a Fundação Laureus em escolas localizadas em áreas remotas com maior risco de violência e exclusão social. Esta organização utiliza do esporte como método de apoio a crianças em risco de desvio social e trabalha em Milão, com associações desportivas que decidam ser responsáveis pelo território que operam. As vantagens provenientes da pratica da capoeira angola, o núcleo do Semente em Milão estabeleceu uma parceria com a Fundação Laureus em maio a julho de 2013, com cerca de 50 meninos entre 7 e 18 anos reunidos por serviços sociais por uma variedade de razões, tais como o abandono da família, crime, drogas, álcool e abandono escolar precoce. No ano de 2013 o grupo Semente trabalhou em duas escolas: uma escola primária com cerca 20 criancas entre 7 e 9 anos de idade e a outra, uma escola profissionalizante com cerca de 20 meninos com idades de 14 a 18 anos.

A Fundação Laureus apoia o trabalho do Grupo Semente em Milão, além de cobrir custos das atividades, com todo instrumentalização psico-pedagogica e de pessoal para a parceira seja realizada com sucesso. 

Encontramos assim, muito mais que o reconhecimento de instituições de peso para com a arte da Capoeira Angola, encontramos os fundamentos de humanização que ela prega e sua métricas que determinam o vivência em comunidade e a inclusão social, seja em qualquer lugar do mundo!

+ imagens

Fiquem com uma cronologia imagética dos trabalhos realizados a 8 anos pelo grupo Semente do Jogo de Angola, pelas mãos e pés de Leonardo Lisboa Rossi e todos os angoleiros que o acompanham. Se você quiser conhecer mais de tudo que aqui conversamos, visite a página do grupo (em italiano):  

http://www.capoeirasementedeangola.it/




 



 




 

 


 



 









 




 

 

 

 



 

 



































Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...